Que tal dispensar uma etapa que pesa no orçamento da obra e consome tempo para a definição do acabamento? O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa. São eficazes para construções com blocos de concreto e drywall.
É importante que as paredes estejam niveladas e livres de pó e outros resíduos. No caso dos blocos de concreto, se as paredes de vedação forem de bloco celular ou bloco autoclavado, o acabamento fica ainda melhor, pois se trata de produtos com melhor qualidade e próprios para paredes internas. A aplicação – recomendam os fabricantes – deve ser feita por mão de obra especializada, pois é uma tinta que requer preparação adequada, além de ser voltada para a etapa da construção mais pesada da obra, e não para o acabamento fino ou a manutenção.
O produto também funciona bem em paredes drywall, mas não é recomendado para paredes construídas com tijolos cerâmicos (aqueles vermelhinhos, de barro). Ele leva vantagem em relação ao reboco tradicional, feito com argamassa, por que permite um recobrimento mais rápido e deixa praticamente zero de resíduo e sujeira. No entanto, é preciso observar o grau que se pretende dar de conforto térmico e acústico à parede. Neste caso, há acabamentos mais sofisticados, à base de microcimentos, que cumprem uma função termoacústica melhor. O Balaroti oferece ampla variedade de tintas para acabamento interno e externo, e todo tipo de obra.